quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A tabela

Aqui fica uma poderosa arma para quem quer emagrecer, ou pelo menos ter um estilo de vida mais saudável.
Penso que já toda a gente ouviu que quando se faz dieta se deve apontar tudo o que se come.
Fui pela 1ª e única vez a uma nutricionista em 2005 e vim de lá com esse conselho.
Na altura devo ter apontado durante 1 ou 2 semanas, no meu bloco de notas que andava sempre comigo.
Ao fim de um tempo, desisti.
Aqui há um tempo (meses largos) numa jantarada de amigas (um grupo de amigas da minha cunhada com quem também saio muitas vezes e de quem gosto muito) que também queriam perder peso, surgiu a ideia de criar um documento partilhado no google em que partilhássemos o nosso plano alimentar diário.
Assim foi.
Começámos por ser 6, aos poucos umas foram desistindo e ficámos 2.
Foram meses largos de partilha de tudo o que comíamos.
Entretanto essa companheira de tabela não tem aparecido, mas uma das desistentes regressou, pelo que a tabela mantém-se activa como sempre.
Na semana passada estivemos as duas fora, esta semana estou só eu, a escrever "para o vazio" mas a manter a rotina de anotar tudo o que como.

Esta tabela tem-se revelado uma aliada muito importante, e a mim tem-me ajudado (e muito) a controlar aquilo que como.
Algumas regras de ouro:
  • escrever sempre a verdade, sem vergonha.
  • partilhar a tabela com pessoas de confiança, mas não com a melhor amiga/irmã. Não tenho problema nenhum em partilhar com a minha irmã que enfardei 3 taças de mousse, mas ao partilhar com as minhas companheiras acabo sempre por me sentir culpada (e muitas vezes não como só pela vergonha de ter de partilhar! - é esse o objectivo)
  • ler o que as outras escrevem, e puxar as orelhas das outras quando fazem asneirada
  • aceitar e acatar os puxões de orelhas que se recebem
Esta semana que estou a escrever sozinha tem sido um descalabro - juntam-se os restos dos anos do mais velho, e depois do Tê e é uma festa!
Mas tudo o que como, escrevo - o feedback não tardará.

A mim tem-me ajudado bastante, e nesse aspecto a balança não mente.
Ponto para nós!

4 comentários:

Raquelinha (by the way acabei de comer um mini kit kat) disse...

Estou muito orgulhosa de ti! Tenho dito!

carolina disse...

Mary, companheira de tabela!, ainda estou em viagem, por isso não tenho lá ido. Dia 6, conta comigo, que bem preciso!

Mary QA disse...

Carolina, terás muita asneira para ler... cá te espero.
E espero que o 3º elemento tabeliano se re-junte a nós em breve!

Tella disse...

mary, estou em falta. Tornei-me na Cátia e digo-te que estou sem tempo para a tabela (true) e sem internet na casa nova . Preciso de voltar à tabela URGENTEMENTE!
Dentro de uma semana, volto. Promessa que vai ser cumprida.