domingo, 10 de novembro de 2013

I'm the Boss (oficialmente)

Pelo menos, cá em casa.
Ontem foi dia de assistir e participar no workshop da Magda do Mum's the Boss - a Arte e a Ciência de Educar Crianças Felizes.
Gostei muito, muito mesmo.
Nestas coisas da parentalidade há sempre algum cepticismo, alguma dúvida, e eu apesar de ler o blog da Magda há algum tempo e gostar muito da sua abordagem, também tinha as minhas dúvidas em relação a algumas questões quando aplicadas à minha realidade, aos meus filhos.
Enquanto mãe acho sinceramente que não estou a fazer um péssimo papel. Acho até que os meus filhos são miúdos porreiros, e somos bastante felizes enquanto família.
Agora, também acho que tenho muito que aprender, que tenho muito que melhorar, e que por vezes no meio da correria do dia-a-dia não temos noção da importância do nosso papel na vida dos nossos filhos. De como as nossas atitudes são estruturantes para eles. De como o facto de jantarmos todos juntos à mesa, todos os dias, ano após ano, vai ser aquilo que nos une para sempre - quando quantas vezes seria mais fácil e rápido comer qualquer coisa em frente à tv e está o caso arrumado.
E são essas pequenas coisas que por vezes nos podem passar ao lado no dia-a-dia - os gritos, a ocasional palmada, a irritação e o descontrole causado pelas birras - que têm uma influência determinante na vida dos nossos filhos, na sua bagagem de afectos, no adulto em que eles se vão tornar.
Por tudo isso, decidi inscrever-me no workshop.
Vale muito a pena.
A Magda é uma excelente comunicadora, e explica as coisas de forma muito clara.
Sem fundamentalismos, sem moralismos, sem exageros.
Com exemplos práticos que cada um pode aplicar em sua casa - e isto para mim foi a melhor parte.
Vai sempre haver birras, eles vão sempre tentar levar a deles avante, cabe-nos a nós pais tomar controlo na situação - leia-se, controlarmo-nos a nós mesmos em primeiro lugar.
Cá em casa as situações mais delicadas ocorrem de manhã (nós com pressa, eles sem pressa nenhuma mas com birra de sono), ao fim do dia (todos cansados, mil coisas para fazer), e traduzem-se em birras e lutas entre os dois (brincadeiras parvas que acabam mal). Nestas situações era ver-me continuamente a berrar, ameaçar, desesperar, prometer palmadas e castigos impossíveis de concretizar.
Vim de lá com ferramentas  para lidar com todas estas situações.
Pequenas mudanças muito concretas, que espero venham a dar resultados em breve.
Se vão resultar ou não, logo vos conto.
Mas pelo sim pelo não o certificado está afixado na porta do frigorífico.
São o melhor do meu mundo, que são. Mas cá em casa I'm the Boss!

12 comentários:

Bárbara Silva disse...

Foi isso mesmo! E foi um dia em cheio, com muitas aprendizagens novas! Um beijiho, Bárbara

Tella disse...

Conta coisas concretas Mary. Dá-nos exemplos. Vá lá, partilha!

Raquelinha disse...

Estou com a Tella. Partilha casos concretos!

Mary QA disse...

Aguardem os próximos posts.

Cartuxa disse...

Hummm...cheira-me a posts em que vou pensar: haven't I told U that before?! Mas está bem, a Magda é a Magda, lá terá mais diplomas na gaveta pra que a oiças melhor...

Mary QA disse...

Ah ah ah! Cartuxa, já cá faltava o "been there, done that" tão clássico da mana mais velha!

Velha e experiente mãe de 3 disse...

Lol! Não dizes que aceitas conselhos de pessoas mais velhas ou é só da senhora do ginásio sobre o body milk?...

Cartuxa disse...

Oh experiente mãe de 3 (velhos são os trapo), tu não vês qu'a malta ainda é jovem pra qu'ela nos dê óvidos? Não liga ao que dizemos, acha tudo bitaites, e depois é assim... ainda se queixa que fazemos grupinho à parte! Tá a malta tão disposta a partilhar saberes...sim, que não é pra me gabar, mas filhos belíssimamente educados como os nossos é uma raridade! Mas não temos um workshop, por isso...Ah, ah...na boa, bibita!

Mary QA disse...

Lol que seria de mim sem as minhas manas sempre a dar-me na cabeça...

Desculpem lá se eu sigo conselhos de outras pessoas além dos vossos...
É que parece que nunca é demais. Eu faço 1000 coisas iguais a vocês, pois que vão embicar com o que faço diferente!
Ou se digo que aprendi noutro lado, pimba! Não aprendeste nada, que isso já eu te disse há décadas, tu é que não ouviste!
Que personagens! LOL

Cartuxa disse...

A malta gosta de dar dinâmica ao blogue, lolololl! Diz lá que não fica bem um post com 10 comentários!!Hã? Hã? De nada. eh,eh...

Mary QA disse...

Fica bem sim senhora, e que seria deste blog sem os vossos comentários? Uma pobreza franciscana!

Bruxa Mimi disse...

Mais um comentário para aumentar o número.

Eu nunca assisti a um workshop da Magda e, apesar de gostar das ideias dela e de ter participado no desafio "Berra-me baixo" por duas vezes, não sei se alguma vez participarei, mas fiquei curiosa acerca das ideias concretas... Terei de cá voltar para as ler! :-)