terça-feira, 13 de maio de 2014

RIP MFP

A minha MFP (máquina de fazer pão, para quem não sabe) morreu. Paz à sua alma.
Fomos muitos felizes juntas, nestes quase 3 anos.
Sim, eu sei, é o típico electrodoméstico que se usa um par de vezes pela piada, e depois é votado ao abandono por quase toda a gente, mas cá em casa não.
É o objecto perfeito, basta mandar as coisas lá para dentro e ela faz tudo sozinha (nem a bimby é assim, meus amigos!), deixa tudo pronto à hora que queremos.
E o prazer de acordar com o cheirinho de pão fresco pela casa toda? E podermos fazer o pão como queremos, à nossa maneira (escuro, claro, integral, de centeio, com sementes, com mais ou menos sal...)? E sabermos exactamente tudo o que estamos a comer? Maravilha.
E não, não fica mais caro do que comprar pão no supermercado - a conta da luz não se ressente, e o preço da farinha e fermento é muito inferior. Aliás acho que a minha querida máquina valeu e muito cada cêntimo dos 40 ou 50 euros que custou.
Há umas semanas para cá que andamos a comprar pão, como toda a gente, e eu não sei como é que as pessoas se organizam. Tem de se comprar quase todos os dias (secaaa) ou ter um mega espaço disponível no congelador (outra secaaaa). Uma canseira.
No domingo as saudades do pão caseiro eram tantas que até fiz um pão na yammi - ficou bom, mas não é nada a mesma coisa (faz a massa, espera que levede, por no forno, controlar se está cozido, puf, uma trabalheira)
Assim sendo, minha querida MFP, não há amor como o primeiro, mas serás rapidamente substituída por outra.
Até deixamos o espaço na bancada livre e tudo.
Não é um luxo. É mesmo uma necessidade.

Alguém tem uma MFP como nova que queira vender baratinha?
Ou depois deste post ficaram todos rendidos e vão virar padeiros profissionais, hein?

4 comentários:

Mariah disse...

É a segunda hipótese mesmo. Tenho uma que a minha mana me deu e... está ao abandono. Mas depois deste post quem sabe se não viro padeira :)

Mary QA disse...

Tudo uma questão de hábito. Começa por fazer com as farinhas já preparadas (as do continente são as melhores, do lidl tb diz que são boas) que saem sempre bem, e qdo entrares no ritmo começas a fazer tu própria a mistura (farinha, fermento fermipan, água, azeite e sal e todas as sementes que quiseres).
Um sucesso!

Mariah disse...

E fazes tudo na máquina ou fazes só a massa e colocas no forno?

Mary QA disse...

Tudo na máquina, claro. Lei do menor esforço, sempre!
E só assim consegues ter o pão pronto à hora que acordas ;)