quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O regresso da Heidi



Foi sem dúvida a nossa companheira este verão.
Os meus filhos não vêem muita televisão durante o ano (só ao fim-de-semana) mas nas férias, claro, as regras são quebradas e este verão foi mesmo marcado pelo regresso da Heidi.
Não sei quem teve a ideia de re-fazer estes desenhos animados, mas tiro-lhe o chapéu, pois estão muito fiéis ao original e a essência é a mesma.
Eles adoraram, tanto um como o outro, e eu acho que se deve ao facto de não ter nada a ver com os desenhos animados de hoje em dia.
Não há bons e maus, nem vestidos cor-de-rosa ou super poderes. O ambiente é o mais simples. A complexidade está mesmo nas personagens que compõem esta história.
Desde o avô ao Pedro, à família deste, a tia Dete, a família da Clara, são todos personagens tão ricas, tão humanas, que cometem erros, que são bons mas fazem maldades (por vezes com as melhores intenções), que choram a tomar decisões difíceis, que são felizes com pouco, que se transformam ao longo dos episódios.
Vi muitos episódios com eles (não resisti mesmo) e percebi de facto que eles estavam rendidos e que aquilo os faz mesmo ficar a pensar. E a mais nova comoveu-se vezes sem fim (quando a Clara começa a andar, quando a Heidi percebe que a tia não enviou as cartas ao avô), e o mais velho chegou mesmo a verbalizar "oh mãe, este episódio faz-me ficar triste" (e eu lá expliquei que temos de ver até ao fim para perceber que afinal não é assim tão triste, e que tudo tem solução).
Um desenho animado que os ajuda a perceber a vida tal como ela é, que os faz ver as coisas de maneira diferente, que os faz ficar a pensar.
E depois... é vê-los a correr de braços abertos mal encontram um bocado de relva, a fingir que estão nas montanhas.
5 estrelas.

3 comentários:

Tella disse...

Excelente post! Está escolhida a série para vermos em família depois do jantar e antes de dormir! :)

Mary QA disse...

Esta semana estávamos os 4 a ver o episódio em que a tia volta às montanhas para levar a Heidi para Frankfurt.
Quando dei por ela o meu mais velho estava à séria a chorar em silêncio... que amor! Claro que eu desatei a chorar também lol

Cartuxa disse...

Não perco um episódio!! É bom que eles percebam que mesmo sem nós, pais, se pode ser feliz. Nem tudo são rosas mas tudo tem solução, simplesmente. Adoro, faz-me reviver as tardes de sábado da minha infância e não resisti a comprar as revistas em 2º mão para oferecer ao mais novo. Todos os dias lemos uma e fazemos os passatempos, é um dos nossos momentos. E estou desejosa que ponham no ar a 2ª temporada pois já vimos a 1ª...três vezes, fora os que gravámos e que vemos repetidamente... Muito bom, mesmo!!