sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O fim do verão que parecia não ter fim

Já tive muitos verões especiais na minha vida, e o de 2017 ficará na minha memória como um deles, seguramente.
O melhor de tudo não foram os dias de praia (na melhor do mundo), nem as idas à piscina nem nada disso.
O melhor de tudo foi o tempo que tive com eles.
Tirando duas semanas de trabalho intensivo, em que eles foram para o ATL (e a mais nova para a avó), o resto do tempo foi passado comigo.
Foram quase três meses quase sempre juntos.
Com tudo de bom e bonito e idílico e sufocante e desgastante e desesperante que possa ser - e ainda para mais marcado pelo facto de não podermos fazer praia à nossa vontade por causa do bebé.
Nos anos anteriores tive a sensação de que eles andaram o verão inteiro de actividade em actividade, muitas delas comigo, é certo, mas sempre com horários, com pausas de almoço, com coisas planeadas para fazer até irmos para fora daqui.
Este foi o verão de fazer o que apetece.
Tiveram tempo para tudo, até para se aborrecerem (que é tão importante!).
Preguiçaram em casa, viram televisão (coisa rara em tempos de aulas), fizeram desenhos e pintaram, brincaram de facto com a carrada de brinquedos que têm, desfrutaram do seu quarto, da varanda, trouxeram legos e casinhas para a sala. Andámos de bicicleta e de patins, fomos ao parque e à praia e à piscina, mas tudo sem fazer muitos planos.
Que bom que foi poder proporcionar-lhes estes dias, que não sei se algum dia vão valorizar, mas que eu acho que foram tão importantes.
Chegaram ao fim das férias fartos de não ter nada para fazer, e eu farta de os ter por perto!
Foram para a escola felizes e com aquela vontade de voltar à rotina, e eu feliz por eles e feliz por mim também.
Foi tão bom que até foi um fartote!

Cada vez mais há mais ofertas giras para ocupar os miúdos nas férias (e eu trabalho nessa área, sei muito bem), mas foi um privilégio termos um verão sem rotinas, como os de antigamente.

2 comentários:

Maria do Mundo disse...

Eu me confesso: estava ansiosa que as aulas começassem.

mãe de 3 disse...

Ah que bom!!!
Eu antes de trabalhar a tempo inteiro tinha pelo menos 1 mês e meio de férias assim na Praia Grande, com tempo para tudo, até para apreciar o clima menos bom que por lá faz. Pena que a mais nova não veio a tempo de aproveitar.